A utilização do tubo no Freediving

Esta expressão que nós dizemos tanto principalmente quando estão a aprender no curso de iniciação ou a relembrar alguns “Tirem o tubo da boca” não o dizemos só para vos chatear 😊 existem algumas considerações importantes em relação a ter ou não o tubo na boca enquanto mergulhamos.

Relaxamento - Ter a boca semi aberta ainda que por pouco que seja, cria tensão muscular. 

Queremos mergulhar relaxados sem tensões, prolongando o nosso tempo de apneia.


Compensação - Temos visto ao longo dos anos alguns alunos a não conseguirem compensar os ouvidos quando têm o tubo na boca e quando o tiram conseguem compensar. Razão simples a boca está semi aberta e por vezes até mordem o tubo, isso tudo vai influenciar directamente os músculos responsáveis pela compensação na medida em que podem estar numa posição de alongamento ou contracção muscular.


Posição do corpo - Cria uma posição menos hidrodinâmica, obrigando a cabeça a ficar ligeiramente em extensão.


Respiração - não queremos ter que lidar com a água na boca quando chegamos à superfície, ter que expelir a água.

Queremos expirar livremente e inspirar rapidamente para libertar o Dióxido de Carbono e repor os níveis de Oxigénio rapidamente.



Segurança - A questão mais pertinente. Ao termos água na boca, na hipótese de um samba ou BO em que conscientemente não conseguimos expelir essa água (impossível mesmo) torna o resgate mais complicado. 

Quando existe um samba e/ou BO existe um bloqueio automático da glote, o corpo protege-se desta forma, fechando a glote para que a água não entre nos pulmões. Se por acaso alguma dessa água, que está na boca, vai para a glote quando por exemplo existe um reflexo inspiratório o corpo “fecha-se” ainda mais para o proteger, ou seja a glote fecha com ainda mais força. O resgate deixa de ser simples como seria de esperar e para abrir a glote poderá ser necessário fazer algumas insuflações e poderá demorar algum tempo até que a pessoa volte a respirar.


À superfície podemos e devemos usar o tubo. Para nos prepararmos antes de mergulhar, para dar segurança mantendo sempre o contacto visual com a pessoa que está a mergulhar, para nos deslocarmos à superfície quando por exemplo estamos a fazer fun dives junto à costa, para ver a fauna e flora marinha. 

É muito útil pois permite-nos ter consciência do que se passa à nossa volta. 
















Quando mergulhamos, podemos deixá-lo agarrado no elástico da máscara, na bóia preso com um cordel e/ou uma pequena bóia no próprio tubo, com o nosso buddy ou até mesmo levá-lo na mão, dependendo do tipo de mergulho que estamos a fazer.


Comentários

Mensagens populares