Santa Maria- Uma Ilha no Azul
A equipa da Spot fez parte de uma iniciativa que tinha como objectivo a divulgação do turismo subaquático da Ilha de Santa Maria nos Açores. Este projecto consistia em capturar imagens subaquáticas de diversos spots de mergulho e da interacção com seres marinhos, tal como jamantas, tubarões baleia e outros peixes pelágicos, potenciada pelo Mergulho Livre e que desta forma destacam esta Ilha das outras.
Ainda assim, a água rondava sempre os 24º/25ºc, visibilidades para lá dos 15 metros nos dias muito maus e muita vontade de mergulhar.
Durante a nossa estadia ficámos alojados nos bungalows na Praia Formosa. A vista era magnífica e este era um sítio excelente para descansar. Muito calmo, não era permitido a circulação de carros e para a época em questão, não haviam muitas pessoas.
À noite podia-se abrir a janela e adormecer com o som do mar... mas também com uns passarocos muito barulhentos! mas faz parte do encanto do local :)
Os dias eram passados no mar com partida às 10:00…supostamente (sim, porque a culpa era sempre dos apneistas, sabes bem do que estou a falar Nuno) :) e com hora de chegada, indefinida.
No primeiro dia deparámo-nos com um cardume de peixes porco enfiados dentro de um balde, este era o seu único refúgio no azul…a empurrarem-se como se estivessem a entrar para um transporte público em hora de ponta.
Navegámos para uma baixa que se chama “Baixa do Ambrósio”, que fica a cerca de 3 milhas da costa tendo o fundo a 50 metros de profundidade. Aproximámo-nos do local e começámos a ver umas sombras enormes acastanhadas, a euforia foi tanta que saltámos logo para dentro de água. Neste primeiro mergulho avistámos um número recorde, 46 jamantas! Foi uma loucura. Uns dias depois contámos 55, deve ser dos poucos locais no Mundo onde se conseguem avistar tantas jamantas ao mesmo tempo.
O azul! Este é difícil de descrever. Afastados da costa torna-se cristalino e profundo que ao mergulharmos deixa-nos suspensos no vazio. Já mergulhámos em locais com excelentes visibilidades e tonalidades mas não se comparam a este "azul".
Os dias alternavam com a procura de tubarões baleia, mergulhos com jamantas e mergulhos em outros spots tais como grutas e naufrágios. Passámos muitas horas num barco de 6m com forte ondulação, por vezes chuva e trovoada em pelo oceano. Mas valeu a pena e repetíamos tudo se fosse possível.
Formámos uma boa equipa, que permitiu que os objectivos fossem alcançados. O Skipper Nelson que ia para o mar todos os dias com 2h de sono em cima ou às vezes directas mas sempre com boa disposição. O fotógrafo Nuno Sá cujas fotografias nunca estavam no ponto (muito exigente) :) os modelos "Nós" nem se fala…era raro estarem no sítio certo… só queríamos “curtir” atrás das jamantas ou mergulhar fundo, enfim foram mergulhos excelentes mas muito exigentes.
Gostávamos de ter apanhado melhor tempo, mas ao que parece cada vez que vamos aos Açores levamos o mau tempo connosco. Mas temos de ver a coisa por outro lado, isto tudo faz parte da mistica dos Açores.
Santa Maria é uma ilha com bastante potencial que ainda não foi bem aproveitado. Esperamos que com esta iniciativa, se consiga promover e demonstrar que esta Ilha é bela "por dentro e por fora de água".
DiveFree
MM
Comentários
imagino as imagens fantásticas a que assistiram ;)
abraço,
Nuno Correia
DiveFree
MM