Recordista Mundial Natalia Molchanova encontra-se desaparecida



Deixamos aqui uma noticia que nos deixa profundamente tristes.
Há cerca de 5 dias atrás a Recordista Mundial Natalia Molchanova, foi dada como desaparecida enquanto mergulhava na Ilha de Formentera - Espanha. Pelas noticias que temos recebido, ela praticava mergulhos recreativos sem barbatanas entre os 30m - 40m que para ela eram mergulhos relativamente acessíveis tendo em conta o seu último Recorde Mundial de 70m sem barbatanas. Os outros mergulhadores que a acompanhavam, relataram que surgiu uma corrente muito forte nessa altura. A Natalia desapareceu a cerca de 2 milhas náuticas do porto de La Savina em Poniente de es Freus.
Natalia Molchanova de 53 anos iniciou a sua carreira desportiva em 2003 e desde então alcançou 41 Recordes Mundiais e foi 21x Campeã Mundial. Para além de ser uma atleta de topo era também licenciada em Ciências Pedagógicas, autora de vários artigos científicos e de dois manuais de treino de Freedive. Foi a criadora e actual presidente da Federação Russa de Freedive assim como criou uma das maiores comunidades de freedive. Ensinou e treinou centenas de pessoas um pouco por todo o mundo.
Ainda não são conhecidas as causas do seu desaparecimento mas as buscas continuam.
Desde que começámos a competir em 2008, tivemos a oportunidade de a encontrar em várias ocasiões e competições assim como de a ver treinar. Foi para nós um privilégio conhecer uma atleta deste nível e que contribuiu para a divulgação do Freedive a nível mundial e a um nível cientifico, pois permitiu-nos perceber que o nosso corpo e mente têm capacidades extraordinárias. Podemos afirmar que ela foi uma das melhores atletas que alguma vez existiu neste desporto.
Desejamos à família e amigos muita força neste momento doloroso.

Comentários

Mensagens populares