Ouvidos de mergulhador - como cuidar deles?


Se existe algum órgão a que qualquer mergulhador deve dar especial atenção, são os ouvidos. Estes estão sujeitos a várias “agressões” e para nós que mergulhamos, os cuidados com os ouvidos triplicam. O contacto com a água fria, o vento durante a viagem de barco e principalmente as variações de pressão, podem provocar algum tipo de problema, como por exemplo as infecções, isto pode reflectir-se na compensação e ter como consequência termos de deixar de mergulhar.

Cuidar do nosso “bem mais precioso” nunca é demais, assim, deixamos aqui algumas dicas para manter e melhorar a funcionalidade dos nossos ouvidos.

Os nossos ouvidos têm um protector natural que os ajuda a proteger das agressões - a existência de cera ou cerume no canal auditivo externo. Esta aloja-se na região mais externa do canal auditivo e quando existe excesso, o ouvido passa por um processo de auto limpeza. Quando isto não ocorre, é possível através de uma higiene auditiva retirar o excesso. O contacto com água salgada também pode provocar excesso de produção de cera.

Pessoas com canal auditivo mais estreito podem criar rolhões de cera e esta situação pode levar a uma diminuição da audição e inclusivamente provocar inflamações (otites).
Relativamente à higiene auditiva, devemos ter em atenção a utilização de cotonetes ou de outros objectos que por vezes, em vez de limpar os ouvidos podem antes empurrar a cera para a região mais interna do ouvido, ficando esta mais próxima do tímpano, podendo levar a infecções ou mesmo a uma lesão.

Por estarmos sempre à procura do melhor para eles, decidimos experimentar um tipo de limpeza diferente do habitual – os cones de limpeza. Estes cones são velas feitas de algodão e parafina e estão desenhados para remover a cera dos ouvidos. Este sistema funciona através da lenta combustão, que favorece a melificação da cera e, então, devido a uma leve descompressão (efeito chaminé) facilita a expulsão gradual, fisiológica e natural da cera. Podem confirmar se a cera foi removida, se verificarem o interior do resto do cone que não queimou.
A limpeza é indolor, demora cerca de 4 minutos e pode ser feito em casa, desde que acompanhados por alguém que dê assistência enquanto o cone arde. Este kit tem um custo que ronda os 10€.



A compensação do ouvido médio pode ser um obstáculo tanto para os iniciados como para aqueles que já mergulham.

O ouvido médio é o espaço interior entre o tímpano e o ouvido interno, este contêm ar e está ligado com a nasofaringe através das trompas de Eustáquio. Estas garantem a higiene e a entrada de ar neste espaço, principalmente quando as variações de pressão afectam o volume do ouvido interno, acto de compensar.

Existem vários exercícios que podemos fazer a seco para treinar e melhorar a compensação e torná-la o mais eficiente possível (deixar de fazer valsalva) :). Dito isto, existe um equipamento que pode ajudar-nos a treinar a compensação – o Otovent.
Otovent é o nome de uma marca e este foi desenvolvido para ser utilizado principalmente por crianças com otites crónicas. Este alivia a dor associada a fluidos crónicos provocados por infecções do ouvido médio.

Os adultos também podem utilizar o Otovent. Este abre e ventila as trompas de Eustáquio através da pressão positiva (auto-insuflação) que o balão mantêm constante, sem acção dos músculos. Esta situação permite que o fluído que se encontra alojado no ouvido médio, seja drenado para a garganta permitindo também  a execução de exercícios de controle da abertura tubar. A auto insuflação em caso de otite alivia a dor até que o corpo reaja e consiga combater a infecção.
Para nós mergulhadores ao utilizarmos Otovent, este vai permitir-nos manter a trompa de Eustáquio aberta durante a execução de exercícios, criando uma pressão que facilita a adaptação da trompa ao trabalho mais árduo, provocado pelas sucessivas compensações durante um dia de mergulho. Principalmente para quem é iniciado ou tem dificuldades de compensação, a manutenção da trompa de Eustáquio expandida por algum tempo vai ajudar.

O Otovent tem um custo que ronda os 14€, vem com 4 balões novos e o sistema para colocar no nariz.

Esperamos que estas dicas vos ajudem :)

DIVE FREE


Comentários

Gui Bruges ® disse…
Boa dica! Obrigado ;)
Posso partilha no meu blog?
SPOT-Freedive disse…
Olá Gui

Sim podes, mas faz só uma referência de onde tiraste.

M&M

Mensagens populares