Women in the Freediving`s World
Freediving ou mergulho Livre é uma modalidade ainda em desenvolvimento em todo o mundo e em Portugal é quase desconhecido ou erradamente apelidado de caça submarina.
Será esta uma “actividade/desporto de homens”??
Sim, por vezes sinto-me num mundo de homens, obviamente triste porque não existe nenhuma razão para que o seja. Na minha opinião é uma visão que tem de ser alterada, mas vai por um bom caminho pois desde que me iniciei até aos dias de hoje, tenho notado mais adesão por parte das mulheres, mas ainda é pouca.
Qual a razão??
Não sei mas se alguem souber…contacte-me pois estou muito interessada em saber :)
A nossa presença e respeito em determinados desportos ou situações não está intrínseca é algo que se conquista, eu já o fiz, mas há ainda muito trabalho pela frente para mudar mentalidades.
Até o mergulho com garrafa passou por esta situação, mas souberam dar a volta por cima e neste momento as mulheres provavelmente já representam 40% dos mergulhadores em Portugal.
Somos mães, mulheres, donas de casa, porque não tirar um tempo só para nós?
Nesse tempo a nossa mente e nosso corpo fundem-se com a água e com o relaxamento que esta proporciona.
Pelo facto de ninguém nos incomodar e pudermos “fugir” para onde desejarmos, uma praia paradisiaca, um pôr-do-sol espectacular, é só dar asas à imaginação e usufruímos de um momento só nosso.
Podemos praticá-lo como um desporto e temos como base de treino algumas componentes tais como:
- Formação/informação adequada
- Alongamento diário das estruturas que estarão envolvidas nos mergulhos
- Preparação mental utilizando diversas técnicas tais como visualização
- Um treino cardiovascular (corrida, bicicleta) – opcional
- Técnica da disciplina que se pretende desenvolver
- O equipamento necessário
Esperava com este post esclarecer-vos com poucas palavras o que este desporto representa para mim, ainda há muito mais para dizer, mas deixo que vocês descubram por vós próprias a essência do mergulho Livre.
APAREÇAM!!! E alcancem aquilo que tanto desejam…
Comentários
Pois é...ainda somos poucas e infelizmente muitas vezes incompreendidas pelo bem-estar que este desporto nos dá a todos os níveis: psicológico, emocional e físico.
Contudo também cabe a nós "conquistarmos" o nosso lugar, o nosso espaço, o nosso tempo... e "trazer", desafiar, cada vez mais mulheres para disfrutarem duma forma de relaxamento e bem estar, de profunda comunhão com a natureza e com nós próprias, ganhando aos poucos o nosso lugar neste desporto ainda muito masculino.
Não podia contudo deixar de dar os parabéns quer a vocês pela constante divulgação e promoção do mergulho livre na sua verdadeira essência, quer a alguns (ainda poucos infelizmente) homens que percebem e apoiam esta nossa paixão!
hajam sereias :p
mas sim sr.. e um desporto a nao definir sexos... cada qual tem potencial para sentir afinidade por tal actividade ;)