(Desi) hidratação
Quando mergulhamos devemos dar especial atenção aos nossos níveis de hidratação.
Por causa da vasoconstrição periférica, os rins começam imediatamente a produzir urina, que é a forma mais rápida do corpo se libertar da percepção de excesso de volume de sangue, e temos de urinar. A isto chamamos diurese de imersão.
Mais tarde ou mais cedo vamos ter vontade de fazer aquele xixizinho maravilha. Dependendo da duração da sessão a vontade pode surgir várias vezes, depende da pessoa e do tipo de sessão que estão a fazer.
Há quem diga que não se deve fazer por isto e por aquilo mas o melhor conselho que te podemos dar e seguimos desde que mergulhamos, há 16 anos é, se tiveres vontade de de fazer…faz porque é libertador!!! 😉
O pior que pode acontecer é ficares com um bocado de frio, aquele quentinho da urina é passageiro e o corpo não se adapta muito bem e arrefece ainda mais e quando tirares o fato, ficas a cheirar a um mix de champô usado e urina. De resto nunca tivemos problemas de pele ou otites provocadas pela urina nem conhecemos ninguém que o tenha tido.
Dito isto, e não o dizemos só porque adoramos comentar e brincar com quem faz e não faz, mas pela importância que tem na nossa saude. Começamos a perder demasiados líquidos e sais e se não forem repostos, podemos passar um mau bocado e vai interferir obviamente com o nosso desempenho.
A desidratação acontece quando o nosso organismo utiliza ou perde mais líquidos do que consome. Os líquidos são eliminados pelo organismo através da respiração, suor, em forma de vapor, urina, fezes e lágrimas.
O meio pelo qual nós Freedivers perdemos mais água, é pela respiração pois ventilamos muitas vezes e profundamente e através da urina.
Especialmente no verão ou se estivermos a mergulhar em Países muito quentes e secos.
Os sintomas de desidratação são: dores de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço, aumento da frequência cardíaca, câimbras, câimbras abdominais, pele ressequida e descaída.
Nestas circunstancias a água que ingerimos por si só acaba por não ser suficiente e temos necessidade de ingerir isotónicos. Estes contêm sais minerais e hidratos de carbono que ajudam a repor os eletrólitos que foram perdidos.
DICA: Nós utilizamos saquetas de hidratação que se misturam na água, compramos na farmácia.
Colocamos a garrafa na bóia e bebemos com frequência.
Faz toda a diferença.
Dive Free e hidrata-te! 💦
Comentários